A Silagem – Tudo sobre Silagem e Solução para Nutrição Animal

Silagem

Qualquer procedimento que evite danos e traga benefícios no ramo da agropecuária é de extrema importância e isso acontece com o processo de silagem. A silagem é um processo que se aplica no armazenamento de forragem, garantindo que a perda dos nutrientes da forragem seja em pequena quantidade, permitindo que os alimentos possam ser armazenados por longos períodos, com qualidade e sem ocasionar em prejuízos, tudo devido á um tipo de fermentação controlada por esse processo.

Como a silagem tem contribuído para o crescimento agropecuário

O crescimento agropecuário é um fator importante no meio de produção, uma vez que ocorreu a união da fazenda com as empresas. As novas tecnologias no campo chegaram para ajudar os pecuaristas a se planejarem melhor, entender as condições climáticas e de produção de sua região, a fim de evitar possíveis perdas. A silagem é um processo que tem contribuído para esse desenvolvimento, sendo diferente na maneira de aumentar e manter a produtividade em campo sem depender de muita ou nenhuma qualidade de pasto.

Os silos é uma das soluções mais importantes para armazenamento da forragem em épocas como a seca, além de ajudar a manter os animais bem nutridos. No segmento de pecuária intensiva é possível explorar pontos que auxiliem no aumento de produtividade com o gado, incluindo a silagem de qualidade que é um dos pontos cruciais.

Mesmo que em alguns momentos seja pensado em maquinários e infraestruturas com gastos mais elevados, a silagem pode sim, ser realizada em propriedades de médio e pequeno porte, De acordo com o tamanho da fazenda, o pecuarista pode considerar produzir em escalas reduzidas para alimentar seu gado.

O método de silagem pode ser adotado por produtores que desejam aumentar a produção de leite em sua fazenda ou apenas engordar seu gado.

O que é o processo de Silagem?

A silagem é um dos processos que beneficiam a pecuária de forma simples, pois consiste em um armazenamento de forragem. Processo que garante que a perda nutricional seja mínima e que o alimento a ser armazenado possa permanecer no local por um longo período, devido a fermentação que é controlada em seu processo.

É utilizada em fazendas de variados tamanhos, sendo um dos processos confiáveis e que garante ao pasto todos os nutrientes necessários durante o período de inverno. Podemos contar com dois tipos de lavouras que podemos usar nesse processo de silagem. Os tipos dependem apenas da necessidade e tamanho da propriedade.

Tipos de silagem

A silagem pode ser realizada em diferentes tipos, dentre eles, três desses são os mais conhecidos e adotados por pecuaristas. Confira-os a seguir:

  • Silagem para Superfície

Esse tipo de silagem é a mais barata, pois possui um tempo menor de execução, compactação e fácil armazenamento. Entretanto, é preciso ter bastante atenção em relação à eliminação de oxigênio, integridade da lona plástica e vedação. A área destinada deve ser muito bem cercada, a fim de evitar possíveis entradas de animais.

  • Silagem para trincheira

A silagem para trincheiras tem os meios cuidados e vantagens da silagem para superfície. Como parte do silo é protegida através da trincheira, a área que se encontra descoberta pela lona plástica é menor. Sendo esse tipo de silagem até mais barata que a de superfície, em alguns casos.

  • Silagem em sacos

Esse tipo de silagem tem um maior tempo de execução e pode se mostrar muito útil ao produtor. A silagem em sacos permite que o silo seja servido de forma fracionada. Além do mais, são pequenos os riscos de perder a produção por rasgos na lona plástica, um dos fatores de risco do silo de superfície. Entretanto, caso não seja armazenado em um local fechado, é preciso se proteger contra furtos, uma vez, que o transporte de silos em sacos é facilitado.

Lavouras e silagem

Além dos diferentes tipos de silagem, existem diversas lavouras que podem ser utilizadas como forragem para animais, como exemplos, sorgo, milho, cana-de-açúcar e milho.

Cada lavoura tem um tipo de plantação e colheita e fornecem diferentes níveis nutricionais para os animais da fazenda.

Como é feita a silagem

O primeiro passo para silagem é a plantação. Uma vez, que a boa silagem vai depender de uma planta de qualidade. Os cortes devem ser realizados no momento certo, variando de cada planta e condições climáticas dos locais.

Os cortes devem ser feitos em lavouras que foram plantadas na mesma época, mantendo a uniformidade, fator importante para o resultado final. O mais comum é usar a picadeira e colheitadeira acoplada no trator, para chegar ao local do silo com a planta picada.

Depois de derramar a forragem no local escolhido, deve ser feita uma compactação com o silo de superfície ou silo em saco. Lembrando que a aplicação do inoculante deve ser realizada de acordo com a recomendação do fabricante.

O fechamento de cada silo é uma das etapas cruciais para conservação na forragem. É de extrema importância garantir que o ar foi totalmente retirado de dentro da lona plástica e saco, conferindo se estão vedados. Uma vez, que um pequeno rasgo pode comprometor um árduo e longo trabalho.

Lonas plásticas para silagem

Essa etapa é muito simples, o fechamento do silo. Na maioria das vezes, é algo subestimado pelos produtores, pois após os dias intensos de trabalho, deseja ver o resultado o mais rápido possível. No entanto, como mencionado anteriormente, é preciso ter cuidado redobrado, pois qualquer descuido nessa etapa pode comprometer todo o trabalho com a silagem.

As lonas plásticas compradas devem ser específicas para silagem, pois estarão submetidas a chuva, calor, radiação UV por longos períodos. É preciso se atentar às espessuras da lona, pois, na maioria dos casos, as lonas que possuem espessuras entre 150 e 300 micras são melhores para esse segmento.

Inoculantes para silagem

Esse é um tipo de produto químico para silagem, composto por bactérias que auxiliam na fermentação. Seu custo não é barato e corresponde a uma parte pequena, se comparada ao custo total do processo. Desse modo, é importante escolher um inoculante de qualidade e que seja destinado ao tipo de forragem aderido. Caso a silagem seja realizada com mais de um tipo de planta (algo não recomendado) é aconselhável utilizar um inoculante universal.

O fechamento correto do silo e o uso de um inoculante de qualidade garantem o resultado final com todos os benefícios esperados para o gado.

Deixe um comentário