Filme para Estufa Agricola – Tudo sobre Estufas de Lonas Plásticas

Filme para Estufa Agricola – Tudo sobre Estufas

A agricultura é uma das principais fontes de renda em todo o país e por isso é importante o uso de técnicas para obter melhores produtos. A utilização de lona para estufa agrícola é uma das técnicas que proporciona diversos benefícios ao plantio. Saiba o que são os FILMES PARA ESTUFA AGRÍCOLA (CLIQUE E COMPRE AQUI) e suas vantagens aqui neste artigo.

O Agronegócio sempre teve fundamental importância na economia do nosso país, sendo uma das principais fontes de renda, no ano de 2017, sua participação teve um aumento positivo no Produto Interno Bruto (PIB). O setor de hortaliças, principalmente, voltado para agricultura familiar, tem mostrado resultados de grande expansão, com forte tendência para o nível agroindustrial por conta da capacitação e uso de novas tecnologias, como exemplo, as estufas agrícolas. Mas a pergunta é: o que são estufas agrícolas? Podemos resumir em “solução para evitar e minimizar perdas nos processos de produções”, entre outras vantagens.

Deseja saber como as estufas agrícolas funcionam, quais as vantagens do investimento em sua construção? Qual a relação das estufas agrícolas na produção de alimentos orgânicos e como a mesma ajuda a impulsionar o crescimento em um mercado competitivo? Confira a seguir.

O que são as estufas agrícolas?

Construídas através de vidros ou lonas plásticas – lona para estufa, as estufas agrícolas, tem como função realizar a proteção das hortaliças contra as variações climáticas e seus fenômenos. A técnica foi desenvolvida para possibilitar o plantio em épocas difíceis do ano, como exemplo, o inverno. No Brasil, a proteção do cultivo através das estufas agrícolas minimiza os efeitos causados pelos raios solares, evitando os danos devido a chuvas e ventos fortes, além de atuar contra as pragas do solo que prejudica o plantio.

plastico para estufa
lona para estufa

Benefícios das estufas agricolas

Uma das maiores vantagens das estufas agrícolas é que permitem a criação de microambientes que são completamente livres de intempéries e possui condições de temperatura, luminosidade e umidade ideais para cada tipo de hortaliça. O controle que as estufas agrícolas proporcionam sobre o clima em seu interior, gera diversos benefícios para os produtores e consumidores. Confira:

  • Cultivo realizado fora de época

Com as estufas agrícolas o produtor não é mais refém da sazonalidade, pois pode realizar o cultivo e colheita de diversas espécies fora de época. Isso permite que sua produção atenda à demanda de consumo, além de oferecer aos consumidores, produtos de qualidade e equilíbrio de preços no mercado.

As estufas agrícolas permitem a cultivação de hortaliças em regiões que não possui condições adequadas para o plantio, o que aumenta a oferta e procura dos comércios.

  • Proteção contra pragas

Mesmo que seja realizado o manejo adequado em campo aberto, a plantação continua sendo suscetível ao ataque das pragas do solo e outros insetos, como exemplo, gafanhotos e percevejos. O cultivo dos alimentos em substratos inertes ou hidroponia (método em que as raízes de plantas crescem nos tubos de PVC) ajuda a eliminar o contato dos mesmos com a maioria desses patógenos. Porém, caso haja uma eventual aparição de pragas no cultivo, o controle torna-se mais rápido e efetivo nas estufas agrícolas.

  • Economize na irrigação

Com as estufas agrícolas é possível utilizar a fertirrigação, ou seja, aplicação de adubo com a água das regas. Uma prática que proporciona economia nos negócios, uma vez que o uso da água será moderado e aumenta a eficiência dos nutrientes.

Além do mais, as perdas de nutrientes nos alimentos nitrogenados podem chegar a mais da metade em campo aberto, mas com a utilização de estufas agrícolas para proteger o cultivo, evita perdas e aumenta o rendimento dos fertilizantes, que não reagirão com substratos inertes.

  • Aumenta a qualidade do cultivo

Os produtos cultivados em estufas agrícolas estão sempre em um clima adequado para sua produção, o que é fator fundamental para potencializar o desempenho das plantas. No setor de hortaliças existe uma preocupação quanto a coloração, aroma, sabor, textura e outras características visuais importantes, além da qualidade do produto, por isso é importante que o cultivo receba condições ideais para seu desenvolvimento, a fim de obter qualidade e lucros altos.

  • Redução de agrotóxicos

Em decorrer do controle de pragas, as estufas agrícolas oferecem um sistema de produção mais limpo, o que ajuda a reduzir drasticamente a necessidade da utilização de produtos agrotóxicos no plantio. Visto que a insatisfação dos consumidores referente ao uso de produtos químicos no plantio é crescente, alimentos protegidos ajudam a resolver essa questão.

As hortaliças de estufas agrícolas atendam todas as demandas da população exigente e consciente.

  • Sustentabilidade na agricultura

As estufas agrícolas oferecem menos impacto ao meio ambiente do que as lavoura convencionais. Devido ao seu uso racional de recursos como a água e fertilizantes, além da redução de agrotóxicos, o que ajuda a realizar uma produção mais limpa e sustentável. Ainda a o benefício de facilitar o manejo, devido a menor quantidade de resíduos.

As estufas agrícolas também reduzem os custos que envolvem o transporte de produtos, pois podem ser construídas e instaladas próximo aos centros urbanos.

Construção e materiais indicados para estufas agrícolas

As estufas agrícolas podem ser construídas com diversos materiais, como exemplo, concreto, madeira, ferro, alumínio, entre outros. Podem ser cobertas com materiais transparentes e lonas plásticas que permitam a passagem da luz solar, pois é um fator fundamental para crescimento e desenvolvimento das plantas. O padrão para construir uma estufa é de 50 metros de comprimento, 7 ou 8 metros de largura e 3,5 metros de altura, mas a atenção na construção deve estar voltada para o plástico que será utilizado na cobertura e nas telas laterais.

A espessura dos materiais a serem utilizados deve ser definida de acordo com a região em que a estrutura da estufa agrícola será instalada. Fatores como a temperatura e o vento são determinantes para escolher a espessura. Lonas plásticas resistentes e de qualidade comprovada com aditivos que protejam o plantio da radiação e calor se degradam menos e possui um maior custo benefício, o que ajuda a economizar e obter um material eficiente em longo prazo.

sombrite vs filme para estufa
filme para estufa vs sombrite

Controle de temperatura e luminosidade em estufas agrícolas

O controle de temperatura é essencial em uma estufa agrícola, o ideal é que as mesmas sejam construídas com pé direito acima de 3,5m, para permitir a movimentação de massas quentes e frias no ambiente e tornar o local adequado para as plantas.

Se o produtor tiver estufas agrícolas mais baixas, para resolver o problema de superaquecimento, basta realizar aberturas no topo da estufa ou nas laterais, levantando as cortinas e nebulizadores (jogam pequena quantidade de água para aumentar a umidade e diminuir a temperatura na estufa). O uso de telas de sombreamento ou metalizadas, é muito utilizado, pois os fabricantes garantem que a temperatura seja diminuída em até 30%.

É de essencial importância que a lona plástica seja mantida limpa para permitir a passagem da luz solar que é necessária para as plantas realizarem o processo de fotossíntese e se desenvolva de forma adequada.

Importância da localização da estufa agrícola

A escolha do local em que a estufa agrícola será construída deve ser levada em consideração, principalmente, se há mercado para absorver a produção. O centro de produção das hortaliças deve ser próximo ao centro de consumo, por conta da fragilidade desses produtos. Por serem produtos perecíveis, é importante que cheguem rapidamente ao estabelecimento comercial, para evitar prejuízos ao produtor e perda de qualidade do mesmo.

As áreas mais planas e com baixa declividade, sem alagamentos e históricos de danos ao solo, são ideais para plantio e construção de estufas agrícolas. Evite construir sua estufa próxima a morros, árvores e outros que possam produzir sombreamento excessivo e possibilidade de danos por conta da queda de galhos. Além disso, é muito importante a presença de água com boa qualidade para as irrigações.

As plantas que forem cultivadas em estufas agrícolas terão climas e condições favoráveis ao seu desenvolvimento e qualidade, pois é proporcionado o máximo de recursos que elevam o desempenho das mesmas. Com as estufas agrícolas, os produtores apresentaram maior qualidade aos seus consumidores e aumentarão o lucro de seus negócios.

1 comentário sobre “Filme para Estufa Agricola – Tudo sobre Estufas de Lonas Plásticas

Deixe um comentário