Lona para Construção Civil – Importância e Utilização

Lona para Construção Civil – Importância e Usos

Não é nenhuma novidade que as LONAS PLÁSTICAS (CLIQUE E COMPRE AQUI) servem para diversos segmentos, principalmente, na impermeabilização. Mas, as lonas para construção civil têm sido uma das melhores opções para proteger a obra em diversas ocasiões, como exemplo, no transporte e cobertura de cargas, proteção de pisos, móveis e objetos em obras ou reformas, e diversas outras funções que abordaremos aqui neste artigo.

Já usou ou presenciou a lona plástica na construção civil? Confira a importância desse material e seus benefícios em obras e reformas.

Principais características da Lona Plástica

As lonas plásticas são fabricadas através de matéria-prima e plástica com baixa densidade, porém, existem alguns materiais feitos com matéria reciclada, as mesmas podem ser lonas pretas, coloridas ou transparentes. Você pode comprar as lonas que vai usar na construção civil pela internet ou em lojas físicas, pois, o mercado disponibiliza diversas opções de tamanhos e espessuras, até mesmo lonas sob medida.

A lona na construção civil oferece impermeabilização, cobertura e resistência as condições climáticas que podem prejudicar a obra ou reforma.

Função das cores de lonas plásticas

Referente à composição das lonas plásticas, as características são muito semelhantes. A garantia que os fornecedores oferecem ao comprar uma lona, seja ela transparente ou colorida é de até 3 meses. Mas, dependendo da finalidade para qual o material será utilizado, a cor da lona pode ser diferente.

Ao usar lona na construção civil é importante saber que as claras são utilizadas para amenizar a temperatura no ambiente, por exemplo, em estufas agrícolas, onde realizam o controle de temperatura, porém, evidenciam a sujeira. Já as lonas plásticas pretas e escuras são quentes e disfarçam os aspectos de sujidade.

Como escolher o tamanho de lona na construção civil

Para determinar o tamanho de lona usada na construção é preciso saber qual a finalidade do material. No geral, deve-se optar por um tamanho que não fique extremamente certo ou sobrando, por exemplo, se o teu objetivo é cobrir ferramentas e materiais, o correto é escolher uma medida maior do que a área que os mesmos ocupam. É importante ter essa margem para poder realizar amarrações, se necessário.

No caso dos telhados, é indicado optar pelo tamanho exato de cobertura. Na construção de contra pisos, deve ser adquirido o dobro da medida da área em que será construído, pois a lona plástica deverá ser utilizada em duas camadas.

De qualquer modo, durante a duração da obra, a lona na construção civil terá diversas utilidades. Portanto, não é desperdício ou prejuízo ter lona sobrando. Você poderá utilizá-la para fazer sombra, abrigar materiais e ferramentas, proteger cargas e realizar transporte das mesmas, cobrir tijolos e outras finalidades, como mencionado anteriormente.

Como é realizada a medida das lonas plásticas?

Quando determinamos o tamanho de uma lona plástica que iremos utilizar, é importante saber que o produto é medido em “micras”, que nada mais é do que a unidade de medida desse material. Micra é o plural de micrômetro na tabela de medidas e para descobrir qual a será a quantidade de lona na construção civil, é preciso realizar um cálculo de micragem, além de verificar as especificações do produto para ter certeza que condiz com a qualidade oferecida.

Como é utilizada a lona na construção civil

Em uma obra ou reforma é preciso isolar a área que serás trabalhada e proteger os demais objetos presentes no local. A lona na construção civil é o mais indicado para essa atividade, pois ajuda a manter a organização do ambiente, além de deixá-los limpos e seguros.

Se a área da obra ainda não estiver coberta, as lonas plásticas têm como função proteger os materiais, como exemplo, pedra, areia e madeira, além de proteger contra as condições climáticas como chuva, vento sol.

Se em algum momento, houver a necessidade de retirar o telhado no decorrer da obra, a lona na construção civil ajuda como uma cobertura temporária. Desse modo, o imóvel ficará protegido contra o sol, chuva e ventos. Devido à resistência que as lonas proporcionam, elas também servem para evitar desmoronamento de terra e cobrir encostas.

Outra finalidade da lona na construção civil é a pintura, pois mesmo que tente proteger o local com jornal, revista e outros materiais, a tinta acaba escorrendo. Caso dique alguma brecha, os respingos de tinta atingem o espaço e retirar as sobras de tintas gasta tempo, além de ser trabalhoso. O uso das lonas plásticas nessa ocasião é mais apropriado, pois o material é firme e possui capacidade de cobrir uma área de uma única vez.

Conheça as principais aplicações de lona na construção civil:

– Sinalização de áreas de risco;

– Proteção para encostas;

– Forro de solo em contrapiso;

– Cobertura de material;

– Cobertura provisória para telhados;

– Proteção na fase de pintura;

– Construção de galpões nos canteiros de obras;

– Caçambas;

– Forrar andaimes e fachadas de prédios.

Para cada finalidade é necessário um tipo adequado de lona na construção civil, portanto, ao realizar a compra, é preciso informar qual será a aplicação do material na obra ou reforma. Além disso, nesse momento, é preciso perguntar sobre a garantia das lonas plásticas.

Como a impermeabilização ajuda na obra

Na construção civil é fundamental ter um plano de impermeabilização, ou seja, garantir o isolamento e proteção de passagens indesejadas de vapores e líquidos que podem prejudicar a obra, uma vez, que esse processo mantém as condições de habitalidade.

A lona plástica é um dos materiais mais indicado nesse projeto e o tipo adequado para impermeabilização é a lona preta. Esse tipo de lona é fabricado a partir de resinas plásticas, polietileno de baixa densidade, e com materiais recicláveis.

Uma construção sem a realização da impermeabilização correta ocasiona em prejuízos. As infiltrações tornam o local insalubre, ou seja, com presença de mofo e fungos, e diminui a vida útil da edificação construída. Além dos possíveis danos à saúde, o proprietário do imóvel terá custos maiores para refazer a obra. Por esses motivos, é necessário realizar um planejamento e incluir a lona plástica no projeto, para ter um melhor custo benefício e aumentar a eficiência de proteção.

Um dos exemplos de impermeabilização com lona na construção civil é a barreira de estanqueidade, que serve para evitar umidade ascendente, ou seja, aquela umidade que passa do solo para superfície. Para construção de contrapiso direto na terra é necessário utilizar lona, com ao menos 20 micras. Algumas aplicações comuns são:

– confecção de baldrames e radiers (vigas);

– Proteção de estruturas, terças e telhados;

– Impermeabilização de piso, muro, laje e parede;

– Cobertura de materiais auxiliares e ferramentas;

A lona na construção civil é um item fundamental, que deve ser incluído no orçamento. Para certificar-se de que o material possui garantia e segurança, verifique a fabricação (se a mesma possui matérias-primas com boa procedência) e se apresenta as diretrizes, orientações e normas técnicas do setor fabricante.

Nesse sentido, o conselho é pesquisar antes de realizar as compras, conte com uma empresa séria e que possua especialidade no assunto, além de ser comprometida com a qualidade do produto oferecido.

 

Deixe um comentário