Lonas Plasticas – Para que Servem, Tipos, Cores e Como Usar

Atualmente as LONAS PLÁSTICAS (CLIQUE E COMPRE AQUI) são utilizadas em diversos segmentos. Além do seu uso para impermeabilização, o material pode ser utilizado como proteção para transporte de cargas, agricultura, construção de barracas de camping, entre outros. Então neste artigo você encontra tudo o que precisa saber sobre lona plástica e quais as suas finalidades.

Quais as principais características da lona plástica?

As lonas plásticas são materiais feitos com matéria prima em polietileno de baixa densidade. Porém alguns tipos de lona que são feitas com materiais reciclados para baratear o custo e filmes mais técnicos produzidos exclusivamente com resina virgem aditivada, como com filtros anti-uv.


As Lonas Plásticas podem ser coloridas ou transparentes. São produzidas em polietileno com tratamentos que as protegem dos raios ultravioleta. Por exemplo, é a lona plástica de “ráfia de polietileno” que fornecem alta resistência e qualidade na aplicação.

Mercado de Lonas Plásticas

O mercado de lonas plásticas disponibiliza o material em diversas espessuras e tamanhos, ou seja, a compra do tipo do material irá depende de qual será a sua finalidade. No ramo de construção civil a lona plástica oferece resistência às condições climáticas, cobertura e impermeabilização.

Para que serve as lonas plásticas coloridas?

As características da lona plástica são semelhantes em relação à sua composição. As lonas coloridas possuem uma pigmentação específica enquanto as lonas transparentes não são pigmentadas. Contudo, para cada finalidade a cor da lona plástica pode ser diferente, pois as cores mais claras são conhecidas por diminuir a temperatura e, em contra partida, evidenciar a sujeira do local. As cores mais escuras em lona plástica são quentes e disfarçam o aspecto e aparência de sujeira.

Como escolher o tamanho das Lonas Plasticas?

Para definir o tamanho da lona plástica que deseja comprar é preciso qual será a função do material. Caso, o objetivo seja cobrir materiais como ferramentas em construção civil, o correto é que a medida seja realizada em um tamanho maior do que á área em que os materiais encontram-se armazenados.

Ter uma margem de sobra é essencial para realizar amarrações, por exemplo.

Se o objetivo for cobrir telhados, é indicado que o tamanho da lona seja exatamente igual ao da cobertura. Para contrapiso é necessário comprar ao menos o dobro da área que foi construída, pois a lona é utilizada em duas camadas para essa finalidade. De qualquer modo, seja qual for o uso para o qual a lona plástica será destinada é importante ter uma quantidade sobrando.

Micra: medida de espessura da Lona Plástica

Micra é o plural de micrômetro e uma unidade de medida utilizada para indicar a espessura da lona plástica, que corresponde à milésima parte de um milímetro. Por isso em alguns casos, para descobrir a quantidade ideal de lona é realizado uma cálculo da micragem. Além de verificar se as especificações do produto estão de acordo com o resultado.

Lonas plásticas coloridas

  • Normalmente, as lonas coloridas mais procuradas são: amarela, verde e azul. Confira qual a função de cada lona colorida:
  • Lona amarela: A lona plástica amarela é usada em construção civil ou reformas.
  • Lona verde: As lonas nessa tonalidade são utilizadas para impermeabilizar o solo.
  • Lona Azul: Essa é utilizada em reformas, apesar da cor não aquecer tanto quanto as demais.
  • Lona Preta: Esse é o tipo de lona mais comum e mais barata. São fáceis de armazenar e possui uma extensa durabilidade, sendo o tipo ideal para cobertura de camping, proteção de carga, materiais e impermeabilização do solo.

Lona transparente: O material desse tipo de lona é novo e sem adição de produtos químicos, além de não serem reciclado.

Elas servem para proteção de materiais que devem ser inspecionados constantemente.
Lona dupla face: Elas são fabricadas com PEBD reciclado que é distribuído em três camadas. Seu uso é indicado para silagem, pois sua estrutura permite a fermentação do silo em qualquer estação do ano.


Quais são os tipos de Lonas Plásticas?

Como mencionado anteriormente, as Lonas Plásticas são muito versáteis e podem ser usadas desde o ramo rural ao de construção civil.

Por isso o diferencial das lonas plásticas e a procura pelo produto devem-se à resistência do material. Além de se encaixarem em diversas áreas, o material da lona também é de fácil manutenção, tem baixo custo e o polietileno é de baixa densidade “PEBD”.

Tipos de lona plástica:

• Lona para cobertura

Esse tipo de lona é excelente para uma cobertura temporária, como proteger acampamento, cobrir telhado ou materiais contra o clima (Sol, chuva, granizo e ventos). Dessa maneira elas são produzidas com polietileno e tratamento contra raios UV, além de serem impermeáveis. Por isso o material é resistente e capaz de suportar trações sem que danifique a estrutura. Porém caso deseje maior segurança, algumas lonas contam com a corda sisal e ilhoses aplicadas a cada metro, para que as amarrações possam ser realizadas para proteção.

• Lonas para forrar o fundo dos lagos

Algumas lonas são específicas para forrar o fundo de um lago que será construído, tanto para lagos ornamentais ou tanques de peixes. Esse tipo de lona está sendo muito utilizado no nordeste e norte do país para criação de camarões.
As lonas são um tipo de agente impermeabilizador para o lago ou tanque e evita o escoamento da água. Então são produzidas em polietileno impermeável, possuem resistência e segurança ao lago que será construído.

• Lona para Camping

É a melhor opção para proteger a barraca ou espaço externo, pois o material da lona plástica para camping é feito de polietileno de baixa densidade e tratamento contra raios UV, além de ter 100 % de impermeabilidade.

A lona também possui bainhas com ilhoses de zinco e reforço em toda sua extensão, facilitando a amarração e fixação, o que garante maior segurança. Dessa maneira o material tem alta durabilidade e é fácil de limpar.

A única dica é que nesse caso a cor preta não é indicada, pois esquenta bastante e pode ser um problema em dias de sol intenso. Opte por cores mais claras para ter uma temperatura agradável em sua barraca.

• Lona para Barraca

Assim como as lonas plásticas para camping, esse tipo é versátil e prático. Seu material também é impermeável, polietileno e proteção contra raio UV. Então, para montar a barraca, as lonas possuem ilhoses de zinco nas bainhas que não enferrujam e deixa o processo de amarração fácil e prático. O material é resistente e garante a utilização do mesmo no chão, protege o piso da barraca e proporciona mais conforto.

• Lona Plástica de Rafia

Essas lonas podem ser utilizadas para diversas finalidades: proteger carga, cobrir material de construção, transportar material, proteger viveiro de animais ou veículos, entre outros.
Por ser impermeável, a lona não permite que líquidos atinja ou invada o objeto, protege de sujeiras e possíveis danos. Dessa forma pode ser usada na área interna ou externa e possui ilhoses de metal vulcanizados a cada metro que fixa a estrutura e garante adaptação e praticidade no seu manuseio.

• Lona em Polietileno

O polietileno nada mais é que um polímero utilizado no mercado de plástico. As lonas plásticas com essa composição, além da ráfia, têm duas laminações em duas faces com esse mesmo material, o que proporciona proteção extra nas estruturas, tanto externas quanto internas. Por isso é possível usá-las para cobrir piscinas, caçambas, eventos e outros que necessitem de uma proteção com alta resistência. Além de ajudar na retenção de sujeira.

• Lona para Silagem

A lona plástica para Silagem é conhecida como Negralon. Utilizada para o armazenamento de alimentos através do processo de forragem com lonas. Porque isso proporciona a maior durabilidade do produto e garante que a alimentação para o animal esteja disponível em períodos de escassez. Então essa lona é feita com polietileno e possui alta resistência, além de ser duradoura.

• Lona para Feno

Ideal para uso em áreas rurais, a lona para feno facilita ao transportar e conservar os fenos de fazendas. Essa lona também possui proteção anti –UV por um ano e diminui os danos causados no material por condições climáticas.

• Lonas Plásticas

Usada para proteger materiais ou ambientes, a lona plástica tem diversas utilidades. Garante segurança aos materiais que deseja proteger, são compostas por ráfia de polietileno, impermeáveis e possuem proteção contra raios UV. Por isso ficam ótimas em coberturas temporárias, são fáceis de limpar e muito baratas. Porém, é preciso evitar altas temperaturas para prolongar ainda mais a durabilidade do material.

Benefícios de uma lona plástica

Após entender quais são os tipos, cores e indicações da lona plástica, confiram os seus benefícios:

  • Preço que cabe no bolso
  •  lona plástica possui um preço acessível e pode ser comprada com qualidade.
  • Porque são resistentes, duradouras e não necessitam de manutenção.

• Limpeza sem complicações

O material da lona permite que a limpeza seja realizada de modo rápido e prático. Então basta limpá-la e depois guardar a mesma em um local seco e arejado.

• Segurança e proteção

A lona tem um material completo e resistente que garante o máximo de proteção e segurança. Os ilhoses que estão presentes em toda sua extensão permitem que seja amarrada.

• Instalação rápida

Os ilhoses metálicos presentes na extensão das lonas plásticas facilita a amarração e instalação de maneira rápida e prática.

O que é preciso saber para instalar uma lona plástica?

O primeiro passo é verificar o tamanho da lona, se está de acordo com o que deseja cobrir, lembrando que é preciso ter uma medida sobrando. Utilize as cordas ou extensores para fazer amarração na lona e cerifique-se de que o material está bem posicionado e amarrado de forma correta. Não coloque outros materiais sobre a lona plástica.

Deixe um comentário