Principais Vantagens das Telas de Sombreamento Sombrite e Aplicações

Principais vantagens das telas de sombreamento (sombrite)

A TELA DE SOMBREMENTO SOMBRITE (CLIQUE E COMPRE AQUI) é um material que foi desenvolvido para diversas finalidades. Porém em geral trata-tase de uma tela de sombreamento desenvolvida para permitir que a luz solar, ar e umidade passem através de suas aberturas. Você pode encontrar maiores informações sobre o Sombrite no Blog MomentoAgrodoBrasil.

Ela é utilizada em um micro ambiente criado para o crescimento de plantas, ajudando a proteger a agricultura contra os climas difíceis e inapropriados para cultivação. A tela de sombreamento é indicada para o cultivo de cogumelos, hortaliças, mudas, hortas, flores como a orquídea, aviário, gado, canil quadra e pátio, celeiro, cobertura para garagem e outras finalidades.

O que é a tela de sombreamento?

A tela de sombreamento é um material fabricado com fios de polietileno de alta intensidade. Por isso auxilia o cultivo de plantas de folhagem, flores, plantas medicinais, especiarias, legumes, frutas, vegetais, produtos agrícolas e outros.

sombrite
tela sombrite

Sua cobertura auxilia na secagem de produtos utilizados como proteção contra pragas. Protegendo ainda contra mudanças climáticas (chuva, geada, seca e granizo). Seu uso também pode ser atribuído na produção de mudas para enxerto. Dessa forma, reduzindo a mortalidade das mesmas nos dias mais quentes do ano

Sombrites de 30, 50, 70 e 80: Quais são as mais utilizadas?

Esses tipos de telas sombrite são mais utilizadas no verão e podem ser aplicadas em estufas, para proteger as plantas do calor excessivo e luz solar direta.

Já no inverno, a tela de sombreamento pode ser utilizada como proteção contra vento e poeira. Além disso, o seu uso pode ser adaptado a outras finalidades, como exemplo, proteção de gado, animais de estimação, garagem e diversas outras.

A tela sombrite permite que a umidade, luz solar direta e ar passem através de sua estrutura na proporção necessária sem que apodreça ou molhe. Além de suas diversas utilidades essa tela é fácil de instalar ou remover, possui variados níveis de retenção de luz e tamanhos específicos para atender cada necessidade. O material de qualidade tem maior durabilidade e oferece a difusão e ventilação da luz superior, o que reflete o calor no verão mantendo o ambiente resfriado. Também serve para auxiliar na secagem de produtos agrícolas.

Tela de sombreamento na agricultura e na horta

Usar a tela de sombreamento na agricultura é essencial para proteção das plantas, que necessitam da luz solar para sintetizar o seu alimento no processo de fotossíntese. Sem alguma proteção as plantas podem morrer devido o calor excessivo, por isso a importância de uma tela como essa. Já as hortaliças desenvolvem-se de forma inadequada quando não são devidamente protegidos contra a luz solar direta e isso acontece por conta do ressecamento.

Por isso as telas de sombreamento são utilizadas em hortas, pois além da proteção solar que proporcionam, atuam na contenção de chuvas muito fortes e vento. As telas de sombreamento distribuem quantidades similares de luz solar, o que é benéfico para as plantas, pois gera uma homogenia.

Sendo assim, ajuda a combater as ervas daninhas e insetos na cultura, o que dificulta a passagem dessas pragas. Nas áreas de produção das hortaliças, o uso de uma tela sombrite gera maior produtividade e qualidade. A plantação fica protegida em uma área com maior umidade e temperaturas equilibradas para seu desenvolvimento.

tela de sombreamento
tela de sombreamento

As plantas mais sensíveis exigem um tipo de tela mais densa. Porque permitam a passagem de luz solar em pouca quantidade. Por esse motivo, a densidade das telas de sombreamento varia de 30% a 90%. Quanto maior for a densidade, menor a luminosidade no interior do ambiente.

Em média, são utilizadas telas de sombreamento de 50% a 70% que protegem as plantas sem que falte a luz solar. Nos períodos de chuva a tela sombrite minimiza o impacto, o que evita a erosão e perda de mudas por uma quantidade excessiva de água. Caso o tempo fique nublado é recomendado retirar as telas de proteção. Para que as plantas e hortaliças recebam raios solares.

Sombreamento x Estufa

Como mencionado anteriormente, as telas de sombreamento servem para proteger e cobrir as plantas. Mas, ainda existem dúvidas se essa é uma das melhores alternativas para proteção em meio aos filmes apropriados para estufa transparente e lona leitosa. O que entra em questão é “qual é o material mais preciso e suas diferenças”?

A estrutura revestida com tela sombrite, às vezes parece uma estufa. Porém, esse tipo de casa é utilizada a fim de proteger as plantas do excesso de luz, baixa umidade, calor e geada, entre outros. Utilizadas para oferecer abrigo para intempéries, ajudando a proteger as plantas e maximizar o seu crescimento. Quanto mais fechada for a malha, menor a intensidade de sol passará no ambiente.

  • A Estufa e o Sombreamento para Viveiro e Telas para Horta

A estufa é diferente de uma estrutura que é revestida com tela.  Porque as mesmas são casas revestidas com plásticos especiais cujo teto e lateral permitem que haja a passagem de luz. Porém, bloqueia a água da chuva e o vento.

No caso, a estufa esquenta porque a luz solar aquece o solo, plantação e interior do ambiente, portanto, assim como as estruturas que são revestidas a estufa protege as plantas da chuva, insetos e ventos.

Ambas as estruturas de tela de sombreamento ou estufa são utilizadas nos viveiros, mas depende das espécies com que você vai trabalhar e da fase de crescimento das mudas para decidir qual a melhor opção. Uma vez, que existem espécies de planta que se desenvolvem apenas na sombra ou somente com exposição ao calor.

Tela de sombreamento para altas temperaturas

No período de calor elevado o cultivo de vegetais e flores nas regiões mais secas do país é algo muito difícil. Devido às altas temperaturas, a necessidade de irrigação é maior. Além disso, insetos, estiagem e ervas daninha prejudicam o processo. Por isso as telas de sombreamento são a melhor opção nas áreas de produção de hortaliças para garantir maior produtividade. Desse modo, a plantação estará protegida com a tela em uma área com maior umidade. Ainda o controle de temperatura ideal, no caso o mais baixo.

Benefícios das telas de sombreamento para Animais

Na pecuária, a tela de sombreamento  pode ser utilizada parar criar um ambiente de conforto térmico para as vacas que estão em lactação. Já que um ambiente confortável faz com que haja uma maior produção de energia por parte do gado e como consequência ocorra maior produção de leite.

As telas podem ser utilizadas para proporcionar conforto e bem estar nos animais, seja na criação de corte, suína, ovino e outros. Quanto mais alto o pé direito da tela, maior será a velocidade de ar na cobertura, contribuindo para irradiar menos calor e reduzir a temperatura para os animais.

Porém, é recomendado não realizar a instalação das telas em uma distância muito grande do local de água e alimentação a fim de evitar o desestímulo dos animais de ir até as tendas.

Benefícios das telas de sombreamento no segmento doméstico

tela sombrite
sombrite

Outra funcionalidade das telas de sombreamento é no ambiente doméstico. Porque serve para garantir que o ambiente fique arejado em ocasiões como festas de aniversário, churrascos e outros. Além, de poder ser utilizada como toldos e cobertura de garagem ou sombreador para carro.

 Ultilizações das Telas Sombreamento

A casa de sombra é um ambiente ideal que foi desenvolvido para auxiliar no máximo crescimento das plantas através da sombra, bem como para a criação de diversos tipos de mudas. Sua estrutura consiste numa armação de metal ou madeira que realiza o suporte para a tela sombrite.  Tela que fornece controle passivo no ambiente de plantação, para proteger de condições climáticas que possam danificá-la.

Mesmo, que nos climas mais quentes esse tipo de tela são úteis para cultivar a variedade de plantas e hortaliças. Porque só possuem um bom crescimento em regiões temperadas e mais frias, por exemplo, que não recebem muita luz solar.

As condições de sombreamento atingem de maneira significante o desenvolvimento de diversas espécies de plantas. Sendo os ambientes ideais para o revestimento com telas de sombreamento:

– Frutas e alguns vegetais, como exemplo, tomate;

– Verdura como o Alface Hidropônico;

– Folhagens e mudas de árvores;

– Legumes e especiarias;

– Plantas medicinais, tropicais e sensíveis a geadas e calor;

– Flores: Orquídeas, Samambaias e Azaléias.

tela sombrite
tela sombrite

Vantagens das telas de sombreamento

As estruturas sombreadas são essenciais para atingir o crescimento máximo dos produtos na agricultura, permitindo que a plantação se acostume tempo suficiente com a amplitude térmica condicionada no local de cultivação, para que amadureçam. Portanto, existem grandes benefícios ao utilizar a técnica das telas sombrite nesse meio.

Confiram a seguir quais as vantagens das telas de sombreamento:

– Protege as plantas do tempo frio no inverno;

– Proteção contra Pragas, Ventos e Granizo;

– Protege a plantação de temperaturas extremas;

– Ajuda a melhorar a taxa de crescimento;

– Realiza a propagação de mudas;

– Cultiva plantas tropicais em climas frio;

– Otimiza o espaço, uma vez, que são usadas prateleiras em vários andares de cultura;

– Facilita e possibilita o cultivo de frutos silvestres e flores fora da estação;

– Reduz os custos com irrigação, pulverização e energia;

– Proporciona segurança e condições de trabalho;

– Atua na profilaxia de diversas doenças nas plantas.

Deixe um comentário