Os benefícios da Técnica Mulching com Filme Plastico

Os benefícios da Técnica Mulching

MULCHING (CLIQUE E COMPRE AQUI) agrícola de solo é uma técnica de cobertura que serve para proteger o cultivo, melhorar os resultados nas lavouras. Mesmo que reduzir a incidência de pragas e gastos com a produção. Entre as finalidades da técnica está à prevenção dos horticultores contra a erva daninha, controle de umidade e temperatura do solo, evitando danos causados pelo clima e impedindo o contato direto dos frutos com o solo. Você encontra mais sobre Mulching em MomentoAgrodoBrasil.

Confira neste artigo quais os materiais são utilizados na técnica, tipos, durabilidade, suas vantagens e comércio do plástico Mulching.

Material utilizado na técnica Mulching

O material utilizado nesse processo é um plástico (filme) que podemos encontrar em diversas colorações. Portanto os plásticos podem impactar no solo e no cultivo de forma distinta, reduzindo a perda de água, controle do micro clima e diminuição da infestação de insetos indesejados.

filme mulching
plastico mulching

Já os Mulching orgânicos são realizados com resíduos reaproveitáveis. Como exemplo, com palha, que apesar de aumentar o teor da matéria orgânica, melhora de forma significativa a estrutura do solo, possuem a duração de um ou dois anos, uma vez que perdem o seu efeito de proteção.

Ao decidir implementar a técnica é ideal que os produtores levem em consideração o que deseja cultivar e as condições climáticas da região de plantação, fatores esses que podem ajudar a escolher o tipo certo de material e sua coloração para obter sucesso no desenvolvimento do seu cultivo. O filme que é utilizado e fica na superfície do solo, é responsável por criar uma barreira física para transferir o calor e vapor da água entre a atmosfera e o solo.

A instalação do Mulching pode ser realizada de maneira manual se o terreno for pequeno, caso possua uma grande extensão, a instalação pode ser feita com o uso de máquinas. Existem máquinas que fazem a aplicação do Mulching e gotejo de forma simultânea.

Os produtores que desejam comprar o material para fazer o Mulching podem comprá-lo já com os furos ou somente o plástico, mas terá que realizar os furos depois, de acordo com os tamanhos das cultivares.

Quais são os tipos de Mulching

Mulching Preto e Branco

Esse tipo de Mulching controla a umidade e ajuda a planta a reter o líquido para seu melhor desenvolvimento, além de proteger contra as ervas daninha. Usando a parte branca para cima a temperatura é diminuída, o que é mais uma das vantagens da técnica com esse material, uma vez, que a diminuição do aquecimento quando entra em contato com os raios solares evita que as folhas queimem e o cozimento de alguns frutos.

O fato de refletir pouco calor mantém a temperatura do tempero mais baixa e isso é muito importante para obter ótimas culturas no verão.

beneficios mulching
beneficios mulching

Outro fator importante do Mulching com o lado branco virado para cima é que ao refletir a luz e direcionar a maior intensidade da mesma para as folhas das plantas, auxilia a repelir insetos e ajuda na eficiência do processo de fotossíntese, o que aumenta o metabolismo das plantas e proporciona o melhor crescimento dos frutos.

O reflexo da luz por conta da coloração branca permite que o desenvolvimento. Seja uniforme e evita o desenvolvimento de possíveis fungos nas folhas que atrapalham todo o processo de cultivação.

Mulching Preto

A durabilidade deste tipo de Mulching está acima da média. Além de ser um plástico elástico ele se adapta aos mais diversos tipos de cultivo. Seu custo é mais barato e a aplicação bem simples, do mesmo modo que os demais.

O Mulching preto é muito utilizado para cultivar berinjelas e alface, sendo excelente para as regiões mais frias, uma vez, que retém a temperatura e auxilia na melhora do desenvolvimento das plantas e frutos.

Mulching Preto e Prata

A cor prata, assim como a branca, reflete a luz e como consequência a temperatura no solo é menor. O custo deste tipo é baixo e seu uso ajuda a impedir que as folhas, frutas e flores queimem. Porque mantém a temperatura sob controle, ajudando a intensificar o crescimento das plantas e deixando seu tamanho uniforme.

filme plastico
filme plastico

Benefícios da técnica Mulching

Como já podemos perceber a técnica Mulching é uma ótima opção para o controle de temperatura. Para desenvolvimento e proteção no cultivo de flores, plantas e frutos. Mas, ainda sim, existem mais benefícios:

– Realiza o controle do clima que é importante para a qualidade da produção;

–  O solo não perde muita água;

– Os frutos não entram em contato direto com o solo;

– É eficiente no controle de pragas e insetos;

– Controla a temperatura do solo a fim de evitar perdas bruscas que prejudicam todo o cultivo;

– A água é utilizada de melhor forma na irrigação;

– Os agentes do clima não atuam com força sobre a colheita, por exemplo. Por isso, as geadas que são bastante temidas nas produções, essas são controladas pelo Mulching;

– Evita que os frutos percam seus nutrientes.

Além desses benefícios, ainda podemos destacar a antecipação do plantio e melhor qualidade na colheita, entre outros:

  • Antecipação do plantio

A antecipação com a cobertura plástica ajuda a controlar a temperatura do solo. Portanto, tanto a cobertura clara quanto as escuras ajudam a bloquear os raios solares aquecendo o solo. Desse modo, estimulam o crescimento das plantas mais rápido durante o seu período de desenvolvimento.

O Mulching branco como já mencionado, contribui para a redução  da temperatura no solo. Porque ajuda a estabelecer as plantas no verão, momento em que o solo mais frio é necessário.

  • Melhora a qualidade na colheita

As coberturas realizadas com plásticos estimulam o amadurecimento das frutas no solo. A redução no contato dos frutos e legumes com o solo reduz o processo de apodrecimento e os mantém limpos. Um ótimo exemplo em que essa técnica é aplicada está na colheita dos morangos.

  • Reduz a compactação do solo

A cobertura de plástico utilizada para cobrir o solo ajuda a diminuir o efeito de crostas formadas através de luz solar e da chuva. A redução de ervas daninha significa uma menor necessidade de cultivação mecânica.

O controle das ervas daninha entre os canteiros de plástico podem ser realizados com o uso de herbicidas que são aplicados diretamente ou através dos meios mecânicos, se assim preferir.

Com o solo mais solto e arejado devido a técnica, a quantidade de oxigênio é aumentada e auxilia na atividade microbiana.

  • Reduz o dano nas raízes

A técnica cria uma área que deixa ao redor das plantas praticamente livre de ervas daninha, elimina a necessidade do cultivo, exceto no espaço entre as fileiras de plástico. Sendo assim, os danos nas raízes são totalmente reduzidos.

Devido a esses fatores, a cobertura plástica na técnica Mulching ajuda no crescimento em geral das plantas.

furos mulching
furos mulching

Qual a durabilidade do Filme Mulching

Os filmes Mulching costumam ser duráveis para garantir o rendimento e desenvolvimento eficaz das culturas. Esses estabilizadores de luz fornecem a proteção necessária contra os raios solares e agrotóxicos.

Se o Mulching for manipulado com cuidado ele pode durar por um período de dois a quatro anos. Em suma, proporciona ao agricultor mais praticidade, economia e qualidade na produção.

Lembrando que o tipo de plástico (dupla face ou preto) utilizado na técnica dependerá da condição climática da região e produtos que serão cultivados para obter todos os benefícios que o Mulching proporciona.

Comercialização do plástico Mulching

O plástico Mulching é fabricado no país em medidas padrões de largura de 1 metro, 1,20 metros, 1,40 metros, 1,60 metros ou 1,80 metros. O comprimento que é disponibilizado pelos fabricantes são os de 500 metros ou 1000 metros.

Deixe um comentário