Plástico na Agricultura – As Lonas Plásticas no Agronegócio

Plástico na Agricultura – As Lonas Plásticas no Agronegócio

Uma das inovações para melhorar o cultivo é a utilização de PLÁSTICO NA AGRICULTURA. Embora haja alguma resistência no uso do material para essa finalidade, as lonas plásticas apresentam qualidade no material e possuem diversos benefícios, inclusive no setor de agricultura.

Atualmente o setor agropecuário representa a maior parte do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, sendo um dos grandes pilares para economia do país, além de empregar milhares de pessoas, de forma direta ou indireta, o que movimenta a economia. Visto a importância desse setor é preciso pensar em soluções inovadoras que contribuam para a qualidade e produção do plantio.

O plástico na agricultura é uma dessas inovações, portanto, confira a seguir os benefícios da plasticultura na produção.

filme agrícola
lona agrícola

Plástico na agricultura: a busca por benefícios na produção

A utilização de plástico na agricultura tem algumas aplicações que estão consolidadas no país, como o uso de lonas plásticas em estufas, túneis, tanques de peixes e outros. O que fomenta o conceito de plasticultura, ou seja, o cultivo de diversas culturas com o uso de estruturas plásticas.

A adoção do conceito é realizada para conseguir benefícios relacionados à qualidade e produção dos produtos, proporcionados pela redução dos efeitos climáticos que possam interferir na produção, controle de luz, temperatura, controle de pragas e doenças no cultivo, além de proteger melhor as colheitas, entre outras vantagens do uso de plástico na agricultura.

O uso de plástico na agricultura vai além da construção de estufas e túneis para cultivo, pois é possível realizar a técnica de mulching (cobertura de solo), consolidação de lonas para silagem e sistemas de irrigação. Novas soluções têm sido desenvolvidas pela indústria de plásticos, o que auxilia em mais benefícios para o setor de agricultura, ganhando espaço também na pecuária, assim como as técnicas nos materiais e suas aplicações estabelecidas.

Em novas soluções podemos destacar o ensacamento de frutos nos pés através da utilização de um não tecido de polipropileno (PP), que apresenta ótimos resultados no cultivo de tomates, por exemplo, além de ser testado em outras culturas de frutas. Já na expansão e evolução de certos materiais como as lonas para mulching servem como um avanço do uso de plástico na agricultura. Antes o uso de plástico era utilizado apenas em culturas rápidas, atualmente o material pode ser utilizado em culturas permanentes, como exemplo, plantio de café.

Em um dos setores mais importantes da economia nacional, que está sempre exposto as intempéries, a indústria de plástico é uma aliada fundamental na busca por um resultado de qualidade, redução de perdas e custo benefício.

lona construção civil
lona para construção

Aplicações do plástico na agricultura

Desde o século XX o uso de filmes plásticos na agricultura é relatado ao redor do mundo. Alguns benefícios que o uso de plástico na agricultura proporciona, estão relacionados à redução da necessidade de substâncias para controle de pragas, aumento de rendimento, proteção contra geadas e conservação de água. O plástico ainda possui ação fundamental na preservação, transporte, embalar e comercialização dos produtos de agronegócio.

O plástico na agricultura proporciona um uso mais eficiente, qualidade de culturas e ambiente mais saudável. Os sistemas agrícolas baseados no uso de plásticos criaram soluções mais eficazes para o cultivo de culturas em regiões áridas, irrigação hidropônica, sistema de drenagem, tubulações e técnicas que podem dobrar o rendimento da colheita.

No país, o mercado de plásticos na agricultura envolve diversas toneladas do material, comercializadas por ano. A seguir listamos algumas das aplicações do plástico na agricultura mais utilizadas no mercado nacional:

Plástico para Estufa

O plástico para estufa transparente é utilizado em estufas que exigem muita luz, como exemplo, tenda para horta, verduras, hortaliças, alface hidropônica, morango, flores, café, entre outros. Os plásticos na agricultura utilizados em estufas e viveiros são fabricados com proteção anti-UV, o que proporciona alta durabilidade do produto. Os plásticos não tratados são corroídos por intempéries e desmancham, são sensíveis a insumos utilizados para cultivar hortaliças.

Lonas para Silagem

As lonas para silagem, possuem dupla face em preto e branco, otimizam a ensilagem de trincheiras agrícolas de grãos, cana, capim, milho, entre outros. O plástico na agricultura para realização de silagem é produzido em polietileno de baixa densidade e com proteção UV.

O lado branco deve ser exposto ao sol para que reflita o calor. As principais vantagens do uso do plástico é que ocorre a redução de perdas dos nutrientes com alto valor biológico, por conta da ação de microorganismos, fermentação com grande porcentagem de proteínas, diminui a perda de umidade, maior resistência e durabilidade do plástico na agricultura.

Tanques de peixe

A construção de viveiros como os tanques de peixes, pode ser realizada com a utilização de lonas plásticas em seu revestimento, pois garante a impermeabilização. Através da impermeabilização a água do tanque pode ser estocada, viabilizando a cultura de camarões, peixes como a tilápia, irrigação, criatório de lona em piscicultura, açudes e represas. O lago artificial ou tanque serve para manutenção de espécies reprodutoras, engorda de peixes e alevinos.

lona para tanque de peixe
lona para tanque

Mulching

O plástico na agricultura também serve para o mulching, como mencionado anteriormente. A técnica mulching utiliza o plástico para cobertura de solo com o objetivo de combater as ervas daninha nos canteiros, minimizando a utilização de substâncias tóxicas na cultura e ajuda na antecipação das colheitas com o aumento da produtividade.

Essa técnica cria uma espécie de barreira que auxilia a impedir a evaporação, o filme plástico se consolida como uma das técnicas mais utilizadas para cultivar hortaliças, como exemplo, couve e o alface, além de frutas como morango, abacaxi e outras.

Reutilização para cama de frango

Para o avicultor o uso de lona plástica no processo de reutilização para cama de frango tem gerado excelentes resultados. A prática possui dois aspectos importantes na agricultura familiar no setor de avicultura: sanitário, pois reduz agentes patológicos, e o ambiental que reduz o descarte de materiais no meio ambiente.

A utilização de plástico na agricultura vai mais além do que os exemplos mencionados neste artigo. É muito importante que o agricultor compreenda e tente se adaptar a essas inovações que ajudam a produzir mais, com qualidade, aumentando o retorno e diminuindo possíveis perdas. O mercado está cada vez, mais competitivo, por isso a importância de novas técnicas. O plástico, apesar de não ter um apelo comercial tão grande e com colheita de sementes geneticamente melhoradas, possui parte importante na revolução da agricultura no país.

Deixe um comentário